Páginas

terça-feira, 20 de março de 2012

Indicações De Livros 4ºs Anos


Sugestões de Livros Para os 4ºs Anos  (3ª Série)


 
 1-OBRA:  “A Gente Que Ia Buscar O Dia”
Autor (a):  Edy Lima
Editora:  Scipione

SINOPSE
 Perdido num lugar distante de tudo, um homem se abriga na casa de uma família simpática e diferente. Essa gente tem um hábito esquisito: sair todas as noites para buscar o dia.
 Quando passa de novo por ali, o homem leva um presente que muda a rotina daquelas pessoas...






 
2- OBRA:  “Oque Os Olhos Não Vêem”
Autor (a):  Ruth Rocha
Editora:  Salamandra

SINOPSE
Os súditos nunca são vistos pelos gigantes que mandam e desmandam naquele reino. Mas, um dia, os oprimidos se unem e, usando de muita perspicácia, obrigam o rei a enxergá-los e a ajudá-los. Firmando-se no ditado popular "O que os olhos não vêem o coração não sente", a história questiona o autoritarismo e mostra o que acontece quando os governantes não trabalham com e para o povo.






 
3- OBRA:  “Abaixo O Bicho Papão”
Autor (a):  Walcyr Carrasco
Editora:  Nacional

SINOPSE
 Quem tem medo de bicho-papão? E do quarto escuro? Nesta história, uma fábula sobre os medos que acompanham todas as crianças e como eles são enfrentados com coragem e muito humor. Walcyr Carrasco conta como Marco e Zeca resolvem descobrir se existem monstros debaixo da cama, dentro do armário ou atrás da geladeira.






 
4- OBRA:  “Faca Afiada”
Autor (a):  Bartolomeu Campos de Queiróz
Editora:  Moderna

SINOPSE
Pai,  mãe, avó, meninos, pássaros, as rolinhas, as árvores, o vento. Histórias, sombras, assombrações, a imaginação à solta. Uma conversa entreouvida, uma faca afiada que reluz. Um assassinato friamente planejado. O que pode um menino fazer? Como impedir? O que será de todos eles depois?






 
5- OBRA:  “De Não Em Não”
Autor (a):  Bartolomeu Campos de Queiróz
Editora:  Global

SINOPSE
 Qual é a atitude de uma mãe quando seus filhos não têm o que comer? Os olhos atentos de Bartolomeu Campos de Queirós captam o sofrimento materno, seu sentimento de impotência, a fragilidade das crianças, a carência do lugar e a força destrutível e arrasadora da Fome. Dessa percepção tão aguçada, nasce um texto marcado pela ternura e pelo afeto. Um conteúdo simplesmente comovente! 
Ela bem conhecia a origem das lágrimas dos meninos. Era a Fome, hóspede previsível. Entrava sem chaves, sem respeitar trancas. Surgia sem consentimento, negando trégua ao repouso. (...) Era maio, e o frio da noite aquecia mais e mais a Fome. Na casa, porém, só havia o vazio e resto - nem mais tempo, esperança ou ruído.







 
6- OBRA:  “A Terra Dos Avôs”
Autor (a):  José Ricardo Moreira
Editora:  Positivo

SINOPSE
 Meio esquisito e cheio de idéias mirabolantes, Tito mora com os pais e o avô Norberto, de quem gosta muito e para quem vive pedindo emprestado alguns objetos antigos. Tudo vai bem até o dia em que o garoto chega em casa e não encontra o querido avô. Inconformado e descontente com as explicações dadas pelos adultos, Tito tenta descobrir o seu paradeiro, pondo à prova suas habilidades de caçador de mistérios.
 Ao mesmo tempo terna e bem-humorada, a narrativa insere o enigma no âmbito do cotidiano familiar, mostrando a convivência e a cumplicidade entre o avô e o menino e levando o leitor, de forma muito delicada, a refletir sobre o grande mistério que é a vida.






 
7- OBRA:  “Depois Da Montanha Azul”
Autor (a):  Christiane Gribel
Editora:  Salamandra

SINOPSE
 Depois da Montanha Azul existe uma cidade linda, com pássaros e árvores. Todo mundo queria ver aquelas maravilhas. E, subindo a Montanha, os personagens curiosos descobrem muito mais do que esperavam. Lá do alto, com olhos de quem está vendo tudo pela primeira vez, a gente descobre coisas que sempre estiveram bem debaixo do nosso nariz...







8- OBRA:  “As Cocadas”
Autor (a):  Cora Coralina
Editora:  Global Editora

SINOPSE
 O conto As cocadas, publicado pela primeira vez em O tesouro da Casa Velha, um dos últimos trabalhos de Cora Coralina, ganha nesta edição as cores, os traços, as ilustrações tão sintonizadas com a infância do artista Alê Abreu. A narrativa em primeira pessoa, curta, direta e, ao mesmo tempo, detalhista no que é preciso - qualidades de quem conta mesmo um conto - envolve a criança, desafia sua curiosidade a cada linha, desperta o desejo de descobrir a resolução do conflito vivido pela personagem: Eu devia ter nesse tempo dez anos. Era menina prestimosa e trabalhadeira à moda do tempo. Tinha ajudado a fazer aquela cocada. Tinha areado o tacho de cobre e ralado o coco [...] O coco era gordo, carnudo e leitoso, o doce ficou excelente. Minha prima me deu duas cocadas. Duas cocadas só [...] De noite, sonhava com as cocadas. De dia as cocadas dançavam piruetas na minha frente.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Indicações de Livros 5ºs Anos


Sugestões de Livros Para Os 
Quintos Anos - (4ª série)


 
1– OBRA: “A Terra Dos Avôs”
Autor (a): Ricardo Moreira
Editora: POSITIVO


A TERRA DOS AVÔS  de  José Ricardo Moreira
 Sinopse
Meio esquisito e cheio de idéias mirabolantes, Tito mora com os pais e o avô Norberto, de quem gosta muito e para quem vive pedindo emprestado alguns objetos antigos. Tudo vai bem até o dia em que o garoto chega em casa e não encontra o querido avô. Inconformado e descontente com as explicações dadas pelos adultos, Tito tenta descobrir o seu paradeiro, pondo à prova suas habilidades de caçador de mistérios.

Ao mesmo tempo terna e bem-humorada, a narrativa insere o enigma no âmbito do cotidiano familiar, mostrando a convivência e a cumplicidade entre o avô e o menino e levando o leitor, de forma muito delicada, a refletir sobre o grande mistério que é a vida.



 

2 - OBRA: “Viagem Ao Outro Lado Do Mundo”
Autor(a): Roniwalter Jatobá
Editora: POSITIVO

 SINOPSE
Um dia o pai de Murilo avisou que iria para São Paulo e que o levaria junto com ele.
O menino morava no interior, em uma comunidade rural chamada Vida Nova, e nunca havia
saído de lá. Logo virou a atração na escola, pois seria o primeiro a conhecer a metrópole.
Chegando a São Paulo, os dois pegaram o metrô para irem até a casa do tio de Murilo, que
morava na cidade, mas o garoto acabou se perdendo do pai. O divertido passeio transformouse em uma grande aflição. Murilo então conhece um lado perverso do mundo: o da exclusão
de meninos como ele.






 
3- OBRA: “Um Amigo Para Sempre”
Autor(a): Marina Colasanti
Editora: Quinteto Editorial

Sinopse 
Após ser preso por lutar pela liberdade de seus país, o escritor angolano Luandino Vieira cria um vínculo com um pássaro, durante meses, nos momentos em que saía da cela. Ambos têm de cumprir seu destino de liberdade. Esta é uma história baseada em fato real. 
Qualquer semelhança com fatos ou acontecimentos é pura verdade.






 
4-  OBRA: “Ofélia, A Ovelha”
Autor(a): Marina Colasanti
Editora:  Global Editorial

Sinopse 
Às vezes, uma mudança dá certo, não importa o tipo. Outras vezes, não. Na verdade, aparentemente não. Sempre vale a pena ousar, buscar um caminho que era antes. Foi isso que aconteceu com a ovelha Ofélia. Bebendo no riacho... olhou seu reflexo... não gostou do que viu... não gostando de seu aspecto, o melhor seria trocá-lo o mais rápido possível. Estava infeliz. Pensou em ir ao mercado da aldeia. Foi... Pela primeira vez, enfrentou o vale sozinha, sem um pastor que a conduzisse. Apesar do medo inesperado, sentia-se feliz. Na aldeia, encontrou uma linda e reluzente pele de raposa. Roubou-a. Arrancou-lhe o pêlo com os dentes e vestiu a nova roupa. E agora, seria feliz? Durante a leitura, a criança poderá descobrir que ser uma raposa não deixou Ofélia feliz, porém aprendeu muito sobre si mesma e sobre o mundo a sua volta.






 
5 – OBRA: “ O Verde Brilha No Poço”
Autor: Marina Colasanti
Editora: Global editora

Sinopse
Socorro! Tem uma árvore no meu banheiro! (...) Uma árvore!?, gritam os outros moradores. Por que tanto espanto? Uma semente caiu, por acaso, em um poço de arejamento de um prédio. Um poço de paredes escuras e com um mínimo de luz. Após poucos, a semente germinou. Uma árvore silenciosamente cresceu e suas folhas curiosas entraram pelas janelas do edifício. Daí o espanto dos moradores. O que fazer com ela? A indagação silenciosa abre todas as bocas, pendura todos os queixos. (...) E todos juntos abrem ainda mais as bocas para dizer que é melhor cortar! A autora acredita no amor e a árvore não é cortada. A semente, a árvore e os moradores podem ser interpretados, respectivamente, como metáforas do processo da vida. Sendo assim, a leitura do conto de Marina Colasanti pode remeter a criança a uma valiosa reflexão sobre a existência dos seres vivos do planeta.





 
6 – OBRA: “Os Pestes”
Autor: Roald Dahl
Editora: editora 34

Sinopse
O senhor e a senhora Peste são terríveis. Prenderam o macaco Simão, a macaca Catarina e seus dois filhinhos em uma gaiola no quintal. O objetivo dos Pestes é montar o primeiro Grande Circo dos Macacos de Cabeça para Baixo do Mundo. Mas a situação muda no quintal dos Pestes quando aparece um grande pássaro africano que entende a língua dos macacos.





 
7 – OBRA: “Oque os Olhos Não Vêem”
Autor: Ruth Rocha
Editora: Salamandra

Sinopse
Essa fábula, como outras de Ruth Rocha, questiona o autoritarismo, através de personagens que simbolizam a opressão; o Rei e os funcionários da Corte, todos eles grandes, falantes e bem nutridos. Os súditos pequenos, que representam o povo oprimido, nunca são vistos pelos gigantes que mandam e desmandam no reino. Mas, um dia os pequenos conseguem se unir e, usando pernas de pau para também ficarem grandes, obrigam o Rei a enxergá-los e a ajudá-los a resolver seus problemas. A partir do conhecido ditado popular 'O que os olhos não vêem o coração não sente', Ruth Rocha põe em evidência o que acontece quando os governantes não trabalham com e para o povo.





 
8 –OBRA: “O Sonho De Demba”
Autor: Joed Venturini
Editora: Juerp

Sinopse
O sonho de Demba é um pequeno conto que exemplifica a vida na Guiné Bissau. É uma ficção baseada em fatos reais. Contém muitas descrições dos costumes e cosmovisão do povo Fula.






 
9 – OBRA: “Este Admirável Mundo Louco”
AUTOR: Ruth Rocha
EDITORA:  Salamandra

Sinopse
Um extra-terrestre que busca em vão entender a estranha forma de vida que domina o planeta Terra. Um mundo que se transforma num imenso congestionamento, do qual ninguém consegue sair. Uma escola em que as crianças são acondicionadas em vidros... Tudo é possível acontecer nas histórias que compõem ESTE ADMIRÁVEL MUNDO LOUCO. Usando de divertidas inversões, RUTH ROCHA nos apresenta, neste verdadeiro clássico da literatura para crianças, uma forma nova e crítica de encarar a realidade de todos os dias. Edição reformulada, com novo projeto gráfico para as ilustrações originais de WALTER ONO.






 
10 - OBRA: “Pão E Circo”
AUTOR: Leo Cunha e André Salles Coelho
EDITORA: Atual

Sinopse 
"Pão e Circo" conta a história de Digo e Tetê, dois meninos de rua que se conhecem na porta de um parque de diversões. Pouco a pouco viram amigos e passam a lidar com momentos de alegria e tristeza, ilusão e realidade, brincadeira e fome. 

Até que um dia, um belo plano dá errado e os dois precisam se separar. Cada um de seu lado, vão descobrir o que a vida, ou o destino, reserva pra eles. 



Pedro Malasartes e a Sopa de Pedras


         Pedro Malasartes, um caipira danado de esperto, estava morto de fome e sem dinheiro algum. Precisava arranjar alguma ocupação que lhe desse o dinheiro suficiente para conseguir comprar comida.
         Cansado de perambular em Porrete Armado, o nome do lugarejo em que se encontrava, decidiu parar e descansar na porta de um pequeno armazém de secos e molhados; desses encontrados no interior e onde é possível comprar de tudo que se pode imaginar.
         Pegou sua viola e começou a cantar uma moda, na esperança de que alguém lhe desse alguns trocados. Mas além de nada conseguir, os fregueses que bebiam no balcão quase o expulsaram por “incomodar” sua conversa. Eles conversavam sobre uma senhora, Dona Agromelsilda, moradora da região e que era conhecida por sua excessiva avareza.
         A conversa caminhava assim:
                  - Gente, vocês não imaginam como é “unha de fome” aquela Dona Agromelsilda, que mora para os lados do estradão da Grota Funda!

Pedro Malasartes e o Pássaro Lapão




Do tal Pedro Malasartes,
você já ouviu falar?
Pois prepare sua risada
que estou pronto pra contar.

Esse Pedro é uma caipira
Bem do tipo brasileiro:
É quietão, de fala mansa,
Mas sabido e muito arteiro.

Pra dar duro no batente,
nosso Pedro é só preguiça,
mas não perde ocasião
de vingar uma injustiça.

E injustiça é o que não falta
nessa vida lá da roça.
Só se livra das maldades
o sujeito que tem bossa.

Foi assim que certa vez
o Martinho Deodato,
capataz do coronel,
foi caçar jacu no mato.

Quando ouviu um barulhinho,
levou a espingarda ao peito,
mas errou a pontaria,
deu um tiro tão sem jeito
que matou o cabritinho
da viúva do Chicão
e em vez de pagar a perda
inda disse um palavrão.

A viúva foi ao Pedro
contar a situação.
Pedro não era de briga,
mas jurou reparação.

Tratou logo de comer
uma janta reforçada:
rapadura, dois repolhos
e uma enorme feijoada...

Frente à casa do Martinho,
agachou-se bem na estrada.
Esperou fazer efeito...